quarta-feira, 15 de junho de 2016

Casal querido...(continuação)

10- Falando com a Obstetra

Quando do ECOfetal fomos direto para Goiânia, para falar com a obstetra, eu já havia passado a ela o diagnóstico da T13, e ao ver a ultrassom que fizemos no dia 14, ela nos disse o que precisávamos ouvir para encher nossos corações de paz. " Vocês poderiam ir ao melhor hospital do mundo que não iriam mudar o fato de o filho de vocês ter uma síndrome grave" aproveitem de agora em diante para dar a ele o que ele mais precisa que é o Amor de vocês. Ouvir aquelas palavras foi importante para não se sentirmos omissos. Optamos por não opera-lo, pois Enzo já está sofrido na condição que se encontra e colocá-lo numa mesa de cirurgia não ajudaria em nada, neste momento o mais importante é dar muito amor a ele independentemente do tempo que estiver conosco. 

11-Ultra-sons Semanais até o Parto

Depois de sabermos sobre a síndrome seguimos normalmente o pre-natal, semanalmente fazíamos ultra-som obstétrico intercalando com ultra-som com Doppler, durante os mesmos conhecemos outros médicos fantásticos que nos apoiaram muito e nos motivaram dizendo sobre nossa atitude de seguir adiante sabendo de tudo. Neste tempo vimos outros problemas cerebrais, estruturais, que já não nos deixava mais apreensivos. Durante uma ultra-som o médico nos mostrou uma imagem do rostinho dele. Tão lindo! Enzo não tinha fenda palatina e somente a ausência do osso nasal comprometia superficialmente sua face, praticamente imperceptível, mesmo se tivesse algo digo que para amar , tais detalhes não fariam a diferença. No dia 12 de maio fizemos o último ultra-som e o perfil biofísico dele, tudo certo, fomos a última consulta com a obstetra no mesmo dia e alinhamos tudo para a internação que se daria na manhã do dia 14 de maio. 

12-O Dia Mágico e o Início da Luta pela Vida.

Chegamos às 07:30 no hospital demos entrada na papelada para internação e subimos para o quarto para ajeitar tudo para o parto marcado para as 09:00, com alguns atrasos, Thatiane entrou para o centro cirúrgico as 09:30para tomar a anestesia e eu me trocava para poder acompanhar tudo e fazer alguns registros. Nasceu! Escutei um choro forte que me deixou extasiado, pois não sabia se nosso Enzo conseguiria chorar em virtude dos seus problemas. Ficamos muito emocionados, eu todo desengonçado peguei-o em meus braços e senti a maior alegria da minha vida, Deus me permitiu sentir meu filho nos braços, tudo o que nos aconteceu de ali por diante era lucro, pois já não haviam mais surpresas diante daquele prognóstico, mas nos enganamos, muitas surpresas positivas tivemos pelos dias que se seguiam. Por conta de sua cardiopatia ele seguiu diretamente para a UTI NEONATAL, poder visita-lo e sentir aquela mãozinha apertando meus dedos é a forma de falarmos um com o outro que de uma forma recíproca temos amor um para com o outro. 

13- Demonstração de Luta e Amor pela Vida.

Durante a última consulta conversamos sobre a possibilidade dele ficar conosco no quarto por algumas horas para que aproveitássemos ao máximo sua companhia, mas dependeríamos da avaliação da pediatra após o parto para que não o forçasse ou comprometesse mais sua saúde frágil. Logo após seu nascimento que ele chorou e foi entregue a pediatra percebemos imediatamente a sua dificuldade respiratória, Devido ao seu problema cardíaco bastante complexo, sendo assim tornava-se inviável sua permanência no quarto, sendo assim seguimos após ele conhecer a mamãe e registrar aquele momento, seguimos com ele direto para a UTI Neonatal para que tivesse apoio respiratório. No primeiro dia eles colocaram uma espécie de capacete com oxigenação na sua cúpula, mas perceberam que o apoio não estava eficiente, então no domingo foi instalada uma sonda externa com duas mangueirinhas introduzidas nas fossas nasais, mas ainda não estava bem suas medições de SPO2( oxímetria de pulso) estavam abaixo de 85 o que não é bom, então Enzo teve que ser entubado. Tudo isso porque ele tinha Atresia Pulmonar (ausência da artéria pulmonar) somadas a outras má formações cardíacas que abreviando chama-se cardiopatia complexa. Nos exames intra-uterinos fora diagnóstico com Truncus Arteriosus, mas ao fazerem o exame direto nele viram que a cardiopatia era outra, mas a gravidade seguia.

14-Os 12 dias de Alegria e os 12 dias de Aflição.

Enzo nasceu no dia 14 de maio de 2016 as 08:50 da manhã, até o dia 26 de maio ele evoluiu bem, iniciou dieta com leite, onde através de uma sonda ele se alimentou por uns 5 dias, quando chegamos para visita-lo no dia 27 de maio percebemos seu abdômen distendido e a doutora que esteva na UTI naquele dia viu que ele não estava aceitando a dieta, ali começaram seus 12 dias de luta e os nossos 12 dias de aflição. Ao fazer um Raio-X é um exame de sangue ficaram constatadas pneumonia e infecção, ao descobrirem a bactéria causadora ele passou a ser medicado com o antibiótico específico, mas seu quadro clínico piorava e não respondia as medicações. Nós que ficamos tão felizes por outrora em vê-lo bem, agora estávamos tristes em ver nosso pequeno sofrendo e sem poder fazer mais do estávamos fazendo. Saíamos tristes e acabados do hospital, mas firmes na fé em Deus pedindo apenas que sua vontade prevalecesse e que preparássemos para os momentos mais difíceis. Assim se passaram vários dias, quando fomos visita-lo no dia 07 de junho percebemos que sua luta estava chegando ao final, pois a infecção não diminuía, o apoio respiratório já estava em 82%, SPO2 em 80 e os batimentos cardíacos em 58bpm, a doutora comentou que se quiséssemos visitá-lo a noite poderíamos, ali percebemos que não havia muito tempo. Minha esposa como a mãe que se tornou, ficou arrasada, pois no mais fundo ponto de esperança que ela tinha de tudo ser diferente, já não daria mais para ser, eu por muitos dias pedi a Deus que não deixasse meu filho sofrer e na madrugada do dia 08 de junho às 04:50 nosso filho foi para junto de Deus.

15-O Legado deixado por Enzo

Ao decidirmos seguir adiante após a descoberta da síndrome, imaginávamos como seria após seu nascimento, pois ao saber da complexidade da cardiopatia, Enzo deveria ficar na UTI, nos preparamos muito bem, mas mesmo assim a teoria é diferente da pratica. Imagine a turbulência dos nossos sentimentos em ver nosso filho diariamente e o amor aumentando, mas também tínhamos que ir nos despedindo também, pois seu tempo seria muito curto conosco, não sabíamos quanto tempo seria, então de forma irresponsável nos entregamos ao amor por ele, irresponsável digo, pois sabíamos das consequências disso, mas quer saber? Faríamos tudo de novo se pudesse voltar a este ponto.Amamos demais mesmo, Enzo nos fez Pais Especiais, e por isso serei eternamente grato aquele anjinho que destravou minhas lágrimas, que me fez ser mais emotivo, fez eu ver que para amar não precisa ser pra sempre, não precisa de saúde perfeita nem do coração e nem da cabeça. Os fluidos do amor se transportam por ondas, magnetismo, sei lá , só sei que o amor aconteceu entre nós. Hoje meu filho está de volta para o Pai Altíssimo, agradeço a Deus pelo empréstimo de 24 dias do nosso filho, os levarei por toda a vida. Que Deus possibilite termos outros filhos e que eu possa contar toda esta estória a eles um dia.Independente de como seja, você vai amá-los, por que os filhos são a oportunidade que temos de compreender o amor que nossos pais têm por nós. Ame-os sem limites!!!!Deus jamais nos abandona, basta acreditar. 




Um comentário:

  1. Muita força, fé e luz para esse lindo casal, parabéns pelo amoroso relato e pela clareza de sentimentos... Certamente há um anjinho a mais a zelar por vocês junto ao Pai Maior... Um beijo no vosso coração!

    ResponderExcluir