quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Da onde vem? Que horas isso aconteceu?



Tantas perguntas, não é mesmo?

A separação cromossômica acontece no processo conhecido pela biologia como Meiose. 
A meiose começa nos homens na adolescência, e nas meninas também, quando começamos a formar gametas e óvulos. 
Não sabemos o por que mas neste processo algo ocorre fazendo com que um cromossomo a mais fique na célula, não tem como saber se veio do pai ou da mãe. (do gameta ou do óvulo)

Recebemos 23 cromossomos da mãe e 23 cromossomos do pai, para assim completarmos 46 cromossomos, eles se misturam entre si, onde é criado as condições genéticas, cor do cabelo, pele, aparência e as síndromes também, é uma condição genética, não é uma doença.

Conversando com o meu professor de biologia, chego a conclusão que não é tão raro assim, apenas a maioria da mulheres que passam por isso tem aborto espontâneo e nem percebe...


"afetando em torno de 1 em cada 7.000 nascidos vivos. Todavia, acredita-se que somente 2,5% dos fetos com trissomia 13 nasçam vivos, sendo esta uma das principais causas de aborto espontâneo nos três primeiros meses de gestação."

Bem, é isto, em meio a milhões, fecundou bem um gametinha ou um ovoluzinho com um cromossomo a mais, rs.

Quem poderia prever tudo isso? Quem poderia evitar? Ninguém.
Somos especiais por isso participamos de um processo especial da vida, da natureza, somos raras, rs.

Espero poder ter ajudado, existem mais post específicos nas páginas anteriores.

6 comentários:

  1. Oi Nathalia! Bem...Na mulher a meiose já começa antes, ainda quando ela está na barriga da mamãe, mas as células ficam paradas em um estágio da meiose por um certo tempo até que se inicie a ovulação, e em cada ciclo termina a meiose de um óvulo (ou alguns casos mais de um óvulo). Isso é maravilhoso, um dos milagres mais lindos da natureza.
    Esses "erros" na verdade são muito importantes para a evolução biológica, pequenas alterações podem gerar mudanças ou mutações interessantes, no entanto, só uma pequena minoria delas podem ser consideradas boas.... a maior parte dessas alterações geram situações que dificultam o funcionamento fisiológico de um indivíduo.
    Raro não é acontecer a alteração, raro é o bebê nascer e sobreviver :(
    bjs, Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia,

      Isso mesmo...
      Obrigada pelo comentário, você estuda, é bióloga, médica?

      Excluir
  2. Nathalia, dia 07 de julho de 2014, minha filhinha nasceu e virou estrelinha. Muitas vezes me pergunto porque comigo? Talvez nunca saberei. Descobri no quinto mês de gestação que minha bebe tinha Sindrome de Patau. Ela nasceu com seis meses e meio pois desenvolvi pré-eclampsia grave. O médico já havia me dito que ela se vivesse seria por pouquíssimo tempo. Viveu por 2 horas e meia. Me emocionei ao você dizer que somos raras. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês, prazer te conhecer, e que bom te ter por aqui, assim podemos compartilhar melhor de tudo isso...estou aqui pra ajudar no que precisar, você não está sozinha!! Me passa seu e-mail?
      E parabéns pela sua filinha, nós somos mesmo! Só uma alma abençoada e cheia de amor recebe um anjo, mas ninguém!!


      Gostaria de continuar mantendo contato, espero sua resposta, tá?

      Abraço forte!

      Excluir
  3. Também passei pela mesma experiência que vcs, pois a minha pequena nasceu com a síndrome de patau no dia 13 de novembro e viveu por 37 dias , aliás lutou bravamente e realmente somos especiais, pois não é qualquer pessoa que tem a força para ser mãe de um anijinho como nós.

    ResponderExcluir
  4. Nathalia quando se tem o primeiro filho com essa síndrome, quais as chances de ocorrer em uma próxima gravidez. Você sabe?

    ResponderExcluir